A.T.M.

No mundo de hoje, com stress e vida corrida, são muito comuns os distúrbios da articulação temporomandibular. A Clínica Alexandre Manzano realiza diagnósticos específicos para indicar e realizar os melhores tratamentos e eliminar todos os sintomas que afetam desde crianças a adultos.

Bruxismo

O que é Bruxismo? Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados. Eventualmente, o bruxismo pode acarretar a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva. O Bruxismo também pode levar a problemas que envolvam a articulação da mandíbula, como síndrome da articulação têmporo-mandibular (ATM). 

Como saber se tenho bruxismo? Para muitas pessoas, o bruxismo é um hábito inconsciente. Estas pessoas podem nem mesmo perceber que estão fazendo isto, até que alguém comente que elas fazem um horrível som de ranger de dentes enquanto estão dormindo. Para outras pessoas, é quando fazem um exame dental rotineiro e descobrem que seus dentes estão desgastados ou o esmalte de seu dente está rachado. 

Outros potenciais sinais de bruxismo incluem dor na face, na cabeça e no pescoço. Seu dentista é capaz de fazer um diagnóstico preciso e determinar se a origem da dor facial é causada por bruxismo. 

Botox

A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, mas tem conquistado espaço para diminuir dores provenientes do apertamento dentário, aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face. 

Compete ao profissional usar a toxina no tratamento da disfunção da articulação temporomandibular e das dores orofaciais, promovendo relaxamento muscular e alívio das dores, da hipertrofia muscular, da diminuição do sorriso gengival e, em casos de pré-operatório, para cirurgias com implantes. “É importante lembrar que esses tratamentos são coadjuvantes, isto é, não substituem os já utilizados, como a reabilitação bucal, que envolve todas as especialidades odontológicas para o diagnóstico, o planejamento e o tratamento do paciente de forma global.” 

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2017 Dr. Alexandre Manzano